top of page

Itapema é a segunda cidade mais empreendedora de Santa Catarina.


Itapema, com sua notável beleza natural e crescente desenvolvimento urbano, emerge como um dos principais polos de empreendedorismo em Santa Catarina. De acordo com uma recente pesquisa do Observatório de Negócios do Sebrae/SC, esta cidade destaca-se no cenário empreendedor do estado, demonstrando um dinamismo econômico impressionante.


O estudo, que utiliza dados do Censo do IBGE de 2022 e atualizações da Receita Federal até 2024, analisou as 15 cidades com maior índice de empreendedorismo em Santa Catarina, considerando a proporção de empresas por habitante como critério de avaliação.

Itapema se posiciona com destaque, ocupando a segunda colocação no ranking estadual, com um expressivo índice de 21,12% de empresas por habitante. Esse resultado não apenas reflete o forte apelo turístico da cidade, mas também seu ambiente de negócios propício e a crescente diversificação de seu tecido econômico.





A presença marcante de outras cidades do Litoral Norte no ranking, como Balneário Camboriú, Porto Belo, Bombinhas, Itajaí, Penha e Balneário Piçarras, sublinha a vitalidade empreendedora desta região de Santa Catarina. No entanto, é Itapema que se destaca pelo seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e inovador dos negócios.


Um fator chave nesse sucesso é o Programa Cidade Empreendedora do Sebrae, que tem sido fundamental na promoção do empreendedorismo em Itapema e em todo o estado. Através da simplificação de processos, incentivo ao empreendedorismo local e fomento à cultura empreendedora desde a educação básica, o programa visa criar um ambiente de negócios mais favorável.


Fabio Búrigo Zanuzzi, diretor técnico do Sebrae/SC, ressalta a importância desse programa para o estado. Ele afirma que "Santa Catarina possui uma vocação empreendedora consolidada, e o Cidade Empreendedora é uma ferramenta chave para transformar os municípios em ambientes ainda mais propícios ao desenvolvimento econômico, à geração de renda e emprego."



Confira o ranking das 15 cidades mais empreendedoras em Santa Catarina e sua taxa de empreendedorismo:


1º Balneário Camboriú – 23,61%

2º Itapema – 21,12%

3º Florianópolis – 20,32%

4º Biguaçu – 17,39%

5º Porto Belo – 17,23%

6º Bombinhas – 17,21%

7º Itajaí – 17,09%

8º Penha – 16,99%

9º Garopaba – 16,96%

10º Xanxerê – 16,62%

11º Blumenau – 16,33%

12º Balneário Piçarras – 16,22%

13º Timbó – 15,95%

14º Ascurra – 15,93%

15º Imbituba – 15,64%



Itapema, com seu cenário econômico vibrante e apoio contínuo ao empreendedorismo, não apenas fortalece sua posição como um dos principais destinos turísticos de Santa Catarina, mas também se consolida como um centro de inovação e negócios no estado.


Conheça as oportunidades de investir em uma das cidades mais empreendedoras de Santa Catarina. Procure seu corretor de confiança e nos faça uma visita.



Comments


bottom of page